Sérgio Nobre

Presidente Nacional da CUT


Presidente Nacional da CUT eleito em Outubro de 2019, no 13º Congresso Nacional da Central Única dos trabalhadores, realizado na cidade de Praia Grande, litoral paulista.

Sérgio Nobre nasceu em 10 de março de 1965, em São Paulo, e mora há quase 40 anos em São Bernardo do Campo, onde iniciou a sua trajetória no movimento sindical como trabalhador metalúrgico e dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Em 1980, ainda aprendiz do Senai, ingressou na Scania. Seis anos depois começou a trabalhar na Mercedes-Benz, onde está ativo até hoje. Na montadora, foi eleito à CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e, posteriormente, à Comissão de Fábrica, instância que coordenou por dois mandatos seguidos. Também coordenou o Setor Automotivo da CNM-CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos). Coordenou a Regional Diadema e a Secretaria de Organização do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Em 2008, foi eleito presidente do SMABC ABC e reeleito em 2011. Durante seus mandatos, íntegros conselhos e instâncias tripartites criados, em âmbito nacional, nos governos Lula e Dilma como representante da classe trabalhadora.

Em 2012 foi eleito secretário-geral nacional da CUT, cargo para o qual foi reeleito em 2015 e no qual permaneceu até ser eleito presidente, em 2019.

É coautor do livro “Leitura nas Fábricas” (2011), sobre programa pioneiro de bibliotecas nas fábricas da base do SMABC para incentivar a leitura nos locais de trabalho. Assina com livro coletivo “Nosso Século XXI”, com texto sobre o movimento sindical. Também é coautor do livro “Operação Lava Jato: crime, devastação econômica e perseguição política”, assina o capítulo “Implicações Econômicas Intersetoriais”.A obra foi lançada em abril de 2021.É um dos 38 sócios fundadores do Instituto Lula.

Sérgio Nobre é graduado em Relações Internacionais pela Fundação Santo André, turma de 2009. Casado e pai de dois filhos, tem uma neta e um neto.

SOBRE A CUT

A CUT é maior central sindical do Brasil, a quinta maior central sindical das Américas e uma das maiores do mundo. Foi fundada em 1983 e hoje tem 3.960 entidades filiadas, 7.933.029 trabalhadores(as) associados(as) e 25.831.443 - trabalhadores(as) na Base.

Download do programa completo do evento