I Fórum de ESG

O Panorama de ESG no Brasil e no Mundo

25/08/2022
Evento Híbrido Presencial: Hotel Meliá Ibirapuera: Av. Ibirapuera, 2.534, Moema São Paulo – SP
(300 metros da Estação Moema do Metrô)

Online ao Vivo e Gravado: Na Plataforma online de Transmissão de Eventos da Central Consult

Apresentação e Objetivo do Evento

ESG: uma tendência global que está revolucionado a gestão corporativa

A sigla ESG (Environmental, Social and Governance, em inglês) é utilizada para se referir às práticas ambientais, sociais e de governança adotadas por empresas em suas operações.

Além de contribuir com a construção de uma sociedade mais sustentável, as companhias que adotam essas práticas também se beneficiam como empresa. Tornam-se mais competitivas, têm melhor controle sobre os riscos e tendem a alcançar melhores resultados no longo prazo.

O interesse de busca pelo termo ESG no Brasil praticamente triplicou nos últimos 12 meses até fevereiro de 2022. As buscas pelo tema cresceram 150% na comparação aos 12 meses anteriores, de acordo com levantamento do Google Trends feito a pedido do Jornal Valor Econômico. O Brasil foi o país latino-americano que mais pesquisou pela sigla ESG nos últimos 12 meses e um dos 25 países no mundo que mais buscou pela temática no período.

Não à toa, um número cada vez maior de investidores busca por empresas comprometidas com os critérios ESG na hora de alocar parte do seu patrimônio. Segundo o Global Sustainable Investment Alliance, o segmento dos investimentos sustentáveis já representa 36% do total de ativos financeiros sob gestão no mundo.

Para debater os desafios, impactos e benefícios da adoção das boas práticas de ESG, e analisar o Panorama de ESG no Brasil e no Mundo, a Central Consult decidiu realizar o I Fórum de ESG, com os seguintes objetivos

  • Analisar e debater o Panorama de ESG no Brasil e no Mundo e os desafios sociais e das Mudanças Climáticas da Agenda ESG/ODS para as empresas
  • Analisar e debater os principais desafios de implementar a cultura de ESG nas empresas que agregue valor ao negócio e gere engajamento entre acionistas, gestores e colaboradores
  • Analisar e debater a Agenda ESG e Direitos Humanos
  • Analisar e debater o pilar Governança, Marcos Legais e a importância da atuação dos Escritórios de Advocacia e dos departamentos que lidam com a Agenda ESG
  • Analisar e debater sobre a importância das Políticas e Programas de Diversidade, Equidade e Inclusão integradas aos parâmetros de ESG
  • Analisar e debater a importância da digitalização e da transformação digital para atingir os objetivos de ESG
  • Analisar e debater CASES de boas práticas de ESG
  • Propiciar a troca de conhecimentos e experiências com os Palestrantes e Participantes do Evento

Para quem Público alvo
  • CEOs
  • Head de ESG e Compliance
  • Diretores de Relação com Investidores
  • Diretores e Gerentes de Sustentabilidade
  • Diretores, Gerentes Jurídicos e Advogados
  • Administradores e Sócios de Empresas
  • Gestores de Negócios, Comunicação e Marketing
  • Executivos de Instituições Financeiras, Gestores de Fundos, Governo, Indústria, Comércio, Serviços, além de outros profissionais que tenha interesse no tema
Por que Participar?

MANTER-SE ATUALIZADO

Manter-se bem-informado sobre a pauta de ESG adotadas pelas empresas brasileiras a e sobre o contexto geral é importante para qualquer profissional que atua e lidam a temática ESG .

CONTEÚDO DIVERSIFICADO E RELEVANTE

Com palestras e apresentações diferenciadas, é uma ótima oportunidade para adquirir conhecimento e se manter atualizado sobre a pauta ESG e as boas práticas adotas por empresas de renome.

FAZER NETWORKING

Participar do evento é uma boa estratégia para ampliar sua rede de contatos e, principalmente, para troca de experiências.

TROCA DE INFORMAÇÕES

A troca de experiências entre participantes com diferentes visões, mas que vivem os mesmos dilemas e problemas comuns é enriquecedor e agrega valor à sua carreira.

CONHEÇA NOVOS PARCEIROS

Em nosso Evento, é possível conhecer novos parceiros com soluções diferenciadas, e que pode auxiliar seu dia a dia na empresa.

PALESTRANTES DE DESTAQUE

O evento conta com Palestrantes experts no assunto e com vivência na área, e trazem ao público um conteúdo relevante e aplicável.

Faça sua inscrição

Valor de Investimento por Participante*
Data do evento Até 26/07/2022
R$ 800,00 Encerrado
Inscreva-se
Data do evento Até 14/08/2022
R$ 1.100,00 Encerrado
Inscreva-se
Data do evento Após 14/08/2022
R$ 1.520,00  
Inscreva-se
Data do evento Após 11/10/2022
R$ 2.510,00  
Inscreva-se

* Os valores da tabela acima são válidos, desde que o pagamento das inscrições seja realizado até a data limite de cada período de inscrição.


Observações

Descontos especiais para grupos e associados do IPOJUR, Editora Mizuno, APRES, ABPRH e ABRH;
Forma de pagamento: PIX, boleto bancário ou cartão de crédito;
Incluso todo o material de apoio necessário e certificado de participação.

Quem vai Palestrar no evento
Dr. Newton dos Anjos Sócio Fundador da Newton dos Anjos Advocacia Empresarial

Sócio Fundador da Newton dos Anjos Advocacia Empresarial, Conselheiro do CORT – Conselho Superior de Relações de Trabalho da FIESP 2019/2021 e membro externo do CCRA – Comitê de Controles e Riscos Ambientais da Embraer.

Especialista em Direito Individual e Coletivo do Trabalho, assim como Mestre em Ciências Ambientais.

Condecorado em New York com o Latin American Counsel Awards 2019, prêmio que o reconheceu como advogado corporativo de maior destaque na América Latina na modalidade Employment. Também figurou entre os 7 finalistas para o Global Counsel Awards.

Professor de Pós-Graduação da EPD – Escola Paulista de Direito, do ESA – Escola Superior da Advocacia – SP e do ISAE – Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, instituição conveniada com a FGV no Paraná.

Autor de artigos para revistas especializadas e coautor de obras no campo do Direito do Trabalho. Coordenador da Obra: ESG A Referência da Responsabilidade Social Empresarial a ser publicada pela Editora Mizuno em 2022.

Integrante dos seguintes institutos: Fórum de Relações Trabalhistas de SP, Grupo de Trabalho de Modernização Trabalhista da AMCHAM, CIELO – Comunidad para lá Investigacion y el Estudio Laboral y Ocupacional, IPOJUR – Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Ciências Políticas e Jurídicas, Comissão de Apoio aos Departamentos Jurídicos, Comissão Especial de Ética Empresarial (2017/2019) e Comissão Especial de Direito Sindical, todas da OAB/SP.

Experiente negociador com categorias sindicais de alta complexidade, bem como palestrante nacional e internacional em congressos nas áreas trabalhista, ambiental e Negociações Coletivas de Trabalho.

Atuou por 22 anos liderando Departamento Jurídico Trabalhista e Ambiental da Embraer, onde também ocupou o posto de Presidente do Comitê de Ética.

Maristella Iannuzzi Fundadora da CMI Business Transformation e Conselheira Administrativa

Executiva da área de tecnologia para grandes grupos internacionais há mais de 25 anos, fundadora da CMI Business Transformation, consultoria especializada em Experiencia do Cliente e Diversidade & Inclusão, Conselheira Administrativa do Grupo Tigre, Consultiva do Grupo Maurício de Sousa Produções, e Estratégica da Start up SE Candidate Mulher, Apresentadora do Podcast Mulheres Positivas do Grupo Jovem Pan, também é professora convidada da FIA, FGV, PUC/SP e ABERJE nos Cursos de Gestão da Diversidade, além de ter em seu histórico o papel de Aliada e Consultora da ONU Mulheres. Graduada em Processamento de Dados, Engenharia Mecatrônica, com especialização em Building Automation é também Bacharel em Direito e Especialista em Estratégia Digital pela FGV e ESG pelo IBGC.

Idealizadora da Plataforma de apoio ao combate à Violência Contra Mulher - Rota VCM e coordenadora do Programa Mentoria Colaborativa Nós Por Elas, também é Embaixadora da OBME (Mulheres Empresárias), MEC (Mulheres no e commerce) e SOU SEGURA (Mulheres no Mercado de Seguro). Vencedora de vários Prêmios como: WEP grandes Empresas, Prêmio CEBDS "Novas Líderes, Prêmio WIL Diversidade 3 Categorias Multinacional, Geral e Protagonismo Feminino e destaque de revistas como Valor Econômico Mulheres na Liderança, Forbes, Gestão RH, Exame entre outros. Fez parte das delegações representando o Brasil no CSW 62 Fórum WEP Nova Iorque (2017,2018, 2019 e 2020) pela UNWomen e do Womens Forum for the Economy & Society Americas- Mexico 2019 pela Education First Brasil e Global Summit WomenIce 2022.

Claudia Colaferro CEO e Founder da AngelUs Network

Claudia Colaferro é CEO e investidora da plataforma profissional AngelUs Network, uma rede digital colaborativa, que conta com quase 200 mulheres, reconhecidas em suas áreas de atuação, com o propósito de ajudar as empresas a preparar mais mulheres para cargos de liderança, colaborando para a diminuição do gap de 136 anos para a equidade de gênero. (World Economic Forum 2021).

Em seu histórico profissional Claudia passou de Trainee a CEO em 30 anos, atuando em redes multinacionais poderosas como Philips, Motorola, Coca-Cola, Unilever, Natura e Dentsu. Nesta Última, foi presidente da região das Américas e CEO da América Latina por 8 anos.

Com vasta experiência em liderança executiva trabalhou nos segmentos FMCG, eletrônicos, bem como, B2B e indústrias de publicidade e mídia. Claudia tem um histórico comprovado de construção e gestão de sucesso que inclui fusões e aquisições, consultoria de marcas e gestão executiva e diversidade.

Em 2021 Claudia Colaferro concebeu a AngelUs Network. O empreendimento nasceu pelo reconhecimento da dificuldade das mulheres em chegar a posições de liderança. Pesquisa recente mostrou que 55% delas, não tem autoconhecimento e plano de carreira, portanto não planeja o futuro profissional. A plataforma oferece um arsenal de conhecimentos, treinamentos e serviços dos mais diversos segmentos, além de acolhimento e sororidade.

Claudia é graduada pela FGV em Negócios de Marketing e Finanças com Mestrado em Neuromarketing com foco em Comportamento do Consumidor USP/FEA.

Confira a programação
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO Período da Manhã
08:00 - 08:20 | Credenciamento e Acesso a Plataforma do Evento

08:20 - 08:25 | Abertura - Presidente do Evento

08:25 - 08:30 | Apresentação Inicial dos Patrocinadores do Evento
08:30 - 10:20 | Painel I: O Cenário atual e os principais desafios das empresas para atingir os objetivos de ESG/ODS
  • 08:30 - 09:00 - O Panorama de ESG no Brasil e no Mundo e os desafios sociais e das Mudanças Climáticas da Agenda ESG/ODS para as empresas, Daniela Pedroza, CEO da AMBIPAR VG e Presidente do Comitê de Sustentabilidade Ambipar
  • 09:00 - 09:30 - Teoria vs. prática: Os principais desafios de implementar a cultura de ESG nas empresas que agregue valor ao negócio e gere engajamento entre acionistas, gestores e colaboradores, Guilherme Setúbal, Gerente Executivo de ESG na Dexco
  • 09:30 - 10:00 - Agenda ESG e Direitos Humanos, André Valente, Gerente de Sustentabilidade na Raízen e Vinícius Soares Rocha, Gerente Jurídico Trabalhista e de Relações Sindicais na Raízen

  • 10:00 - 10:20 - Perguntas dos Participantes

Mediador do Painel: Armando Dal Colletto, Diretor Acadêmico do IPL - Institute of Performance and Leadership e Vice-Presidente do Conselho Consultivo da Anamba


10:20 - 10:25 | Momento dos Patrocinadores do Evento
10:25 - 10:55 | Pausa para Coffee Break/Descanso

10:55 - 12:15 | Painel II: Pilar Governança, Marcos Legais, LGPD e a importância da atuação dos Escritórios de Advocacia e dos departamentos que lidam com a Agenda ESG/ODS
  • 10:55 – 11:25 - A importância da atuação dos escritórios de Advocacia e dos departamentos que lidam com o cumprimento da Agenda ESG/ODS, Adriana Laporta Cardinali Straube, Diretora Jurídica no Mercado Livre Brasil
  • 11:25 – 11:55 - O Pilar Governança e os principais Marcos Legais do ESG, LGPD e seus impactos na gestão das empresas, Dr. Newton dos Anjos, Sócio Fundador da Newton dos Anjos Advocacia Empresarial e Dr. Ricardo Calcini, Professor de Direito do Trabalho da FMU e Coordenador Trabalhista da Editora Mizuno

  • 11:55 – 12:15 - Perguntas dos Participantes e Lançamento do Livro da Editora Mizuno, ESG - A Referência da Responsabilidade Social Empresarial, dos Palestrantes e Organizadores, Dr. Ricardo Calcini, Dr. Newton dos Anjos e demais autores da abra

Mediadora do Painel: Priscila Alvarino Rodrigues, Head Jurídico na Neobpo

Período da tarde
12:15 - 13:25 | Pausa para Almoço/Descanso

13:25 - 14:50 | Painel III - Pilar Social: Diversidade, Equidade e Inclusão
  • 13:25 - 13:50 - A importância das Políticas e Programas de Diversidade, Equidade e Inclusão integradas aos parâmetros de ESG, Maristella Iannuzzi, Fundadora da CMI Business Transformation e Conselheira Administrativa
  • 13:50 - 14:30 - #HeforShe: diversidade e inclusão somente acontecem se estiver na agenda de 95% da liderança atual, Claudia Colaferro, CEO e Founder @AngelUs Network e Marcela Argollo, Sócia na All For You e Professora da FGV e da BRAIN
14:30 - 14:50 | Perguntas dos Participantes

Mediador do Painel: Caio Carvalho, PCD, Consutor Sr na PwC Brasil

14:50 - 15:00 | Momento dos Patrocinadores do Evento

15:00 - 15:30 | Pausa para Coffee Break/Descanso

15:30 - 17:15 | Painel IV: A Transformação Digital e Cases de Boas Práticas de ESG
  • 15:30 - 16:00 - A importância da digitalização e da transformação digital para atingir os objetivos de ESG - Head de Transformação Digital, Dr. Elton Moraes, Professor na FGV, FDC e INSPER e Sócio Weplace
  • 16:00 - 16:25 - Gerando Indicadores de ESG de maneira automática e integrada a partir de Software de EHS, Fernanda Oliveira, Gerente de Parcerias e Marketing da NEXO CS
  • 16:25 - 16:50 - “Estudos, Perspectivas e Pesquisas da PwC Brasil sobre ESG”, Melisssa Schleich, Capital Markets & ESG Director at PwC Brazil
16:50 - 17:10 | Perguntas dos Participantes

Mediador do Painel: Evandro Corado Oliveira, Sócio-diretor da Central Consult, Treinamentos, Assessoria e Consultoria Ltda

17:10 - 17:30 | Palestra de Encerramento: Principais Indicadores para validação da ESG e o Capitalismo Stakeholders
  • Prof. Dr. Hélio Gustavo Alves PhD, Sócio da HGA Advogados Associados

Mediador do Painel: Yuri Rugai Marinho, Sócio Diretor na ECCON Soluções Ambientais

17:30 | Encerramento do Evento

Quero patrocinar

Veja a tabela abaixo

SEJA UM PATROCINADOR DESSE EVENTO E APROXIME SUA EMPRESA DO PÚBLICO ALVO DO SEU NEGÓCIO!

Confira na política de patrocínio abaixo, o valor das cotas de patrocínio e suas reciprocidades, além de outras informações relevantes do Evento!

Política de Patrocínio

Para mais informações sobre patrocínios e divulgação de sua marca no Evento, entre em contato com nossa equipe,
pelos Telefones:

(11) 3799-0705 (11) 3799-0748 (11) 3799-0729

(11) 97672-6607 (11) 93470-5701 (11) 93427-5463

ou solicite mais informações pelo e-mail:

contato@centralconsult.com.br

Evite Intermediários. Fale diretamente com quem sua marca precisa conversar!


Quem Patrocina e apoia
PATROCINADORES E APOIADORES JÁ CONFIRMADOS NO EVENTO!
Realização
Patrocinadores
Diamante
Ouro
Prata
Bronze
Apoiadores
Quem Realiza
Realização
Quando? 25 de Agosto de 2022
Onde? Este Evento será Híbrido Presencial: Hotel Meliá Ibirapuera: Av. Ibirapuera, 2.534, Moema São Paulo – SP (300 metros da Estação Moema do Metrô) Online ao Vivo e Gravado: Na Plataforma online de Transmissão de Eventos da Central Consult

Formulário de contato


Enviada! Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro! Não foi possível enviar a mensagem. Por favor tente novamente mais tarde.

Se você tiver uma dúvida ou precisar de mais alguma informação sobre o evento, entre em contato conosco através do formulário abaixo.

Assunto

Caso prefira entre em contato pelos telefones:

(11) 3799-0705 (11) 3799-0748 (11) 3799-0729

(11) 97672-6607 (11) 93470-5701 (11) 93427-5463

ou solicite mais informações pelo e-mail:

contato@centralconsult.com.br

Download do programa completo do evento